100 DICAS PARA PREVENIR O ALZHEIMER



 
100 atitudes simples que podemos tomar para tornar nosso cérebro mais resistente e protegido contra as doenças neurodegenerativas associadas à idade. 
 
Muitas pessoas acreditam que não há nada que se possa fazer para prevenir o Alzheimer. Mas os cientistas estão provando que isso não é verdade.
Estudos recentes mostram que, com o estímulo certo, as chances de demência se reduzem de forma drástica. A cura ainda não existe, mas a ciência vem mostrando que a prevenção pode evitar o aparecimento dos sintomas.
Ao descobrir que carrega o gene que aumenta as chances de desenvolver a doença, a jornalista americana Jean Carper passou a buscar formas de neutralizar essa ameaça. Assim, descobriu que atitudes surpreendentemente simples podem reduzir de forma considerável a probabilidade de desenvolver o Alzheimer, a perda de memória associada à idade e outras formas de demência.
Neste livro, a autora apresenta 100 dicas de como você pode se proteger desde já, independentemente de sua idade, de uma das doenças que mais intrigam a medicina. Pequenas ações diárias, em muitos casos prazerosas, podem fazer toda a diferença para que você envelheça de forma lúcida e saudável:
 Beba, mas com moderação – dependendo da quantidade, o álcool pode estimular ou destruir neurônios.
• Tome ácido fólico – esse tipo de vitamina B pode adiar o declínio da memória em até cinco anos.
• Cuide bem do seu coração – aquilo que destrói seu coração também destrói sua memória.
• Pratique meditação – essa é uma forma relaxante de aumentar e tonificar o cérebro.
• Cuidado com o ômega-6 – essa gordura encontrada em fast-foods causa inflamação e morte das células cerebrais.
 Beba chá – ele pode prevenir o AVC e a perda de memória, além de revitalizar neurônios quase mortos.
****
 Que alimentos combatem o Alzheimer? Que fatores contribuem para o aparecimento da doença? O exercício físico torna o cérebro mais saudável? Qual é a importância da leitura e da vida social para neutralizar a ameaça da demência? O que podemos fazer para prevenir a doença enquanto não encontramos a cura?
São muitas as perguntas sobre a doença de Alzheimer e o declínio cognitivo causado pela idade, mas já se descobriu que o caminho para fugir da demência senil precisa ser construído ao longo da vida. Por isso este livro foi escrito – para que pessoas de todas as idades possam tomar atitudes capazes de retardar o aparecimento dos sintomas.
Como ainda não existe cura, pesquisadores de todo o mundo têm voltado seu foco para a necessidade fundamental da prevenção, de forma que possamos bloquear o avanço da doença antes que ela comece a afetar o cérebro.
Hoje em dia, o Alzheimer é associado não apenas à predisposição genética, mas também ao estilo de vida. O mais importante de tudo é que a doença deixou de ser considerada uma catástrofe repentina do envelhecimento: agora ela é vista como um processo contínuo que dura décadas e que pode ser influenciado por fatores que estão sob nosso controle, como boa alimentação, exercícios físicos, estímulo mental e atividade social.
Com base nos mais recentes estudos científicos, Jean Carper reuniu 100 atitudes simples que podemos tomar para tornar nosso cérebro mais resistente e protegido contra as doenças neurodegenerativas associadas à idade.
Pequenas atitudes diárias e algumas mu danças na rotina podem alterar radicalmente o seu futuro. Da internet à vitamina B12, do vinho a uma boa noite de sono, das caminhadas a um grande círculo social: a chave para enfrentar essa doença irreversível pode ser simplesmente evitar que ela apareça.
 

Siga a dieta mediterrânea

Alimentos como verduras, azeite, peixe e vinho podem manter o Alzheimer bem longe. Sabe-se que o ômega 3, presente em peixes ricos em gordura, como o salmão, ajuda a prevenir a doença.
Pesquisadores descobriram que o oleocantal, composto presente no azeite extra virgem, impede que os pequenos aglomerados iniciais de beta-amiloide se agarrem às sinapses das células nervosas, retardando a doença.
Já as verduras folhosas e crucíferas, como o espinafre, são capazes de frear e reverter a perda de memória. Estudos mostram que comer, em média, três porções de verduras e legumes por dia pode rejuvenescer a idade cognitiva de uma pessoa em cinco anos.
Por fim, o vinho, principalmente o tinto, tem o poder de bloquear a perda de memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário