OS GNOMOS E DUENDES

Segundo Paracelso, os Gnomos são muito semelhantes aos humanos, mas não possuem alma, por isso não são eternos. Sua natureza é mais sutil, já que habitam um meio mais denso (rochas, pedras). São ágeis e rápidos, se assemelhando aos espíritos, podendo atravessar as rochas mais densas, da mesma forma que nós conseguimos atravessar o ar. Os Gnomos são os guardiões dos tesouros da terra e metais, fazendo com que estes não sejam encontrados todos em um só dia, sendo distribuídos pouco a pouco. Eles têm uma estatura pequena de mais ou menos 2 palmos e habitam as montanhas.

A palavra Gnomo foi primeiramente usada por Paracelso (médico e alquimista), no séc. XVI, em seu tratado “Liber de Nymphis, sylphis, pygmaeis et salamandris et de caeteris spiritibus“, para nomear os elementais da terra. Gnomo deriva do grego gnosis, que significa saber. Isso se deve ao conhecimento oculto que estes têm da terra, como onde encontrar metais e pedras. Apesar da palavra não ser usada a muito tempo, existem relatos sobre os gnomos desde as mais antigas civilizações (incas, povos germânicos, celtas, etc). Os mesmos também são chamados por muitos nomes diferentes até hoje.


Um gnomo é uma criatura mitológica, incluída entre os seres elementais da terra. São costumeiramente representados como pequenos humanoides que vivem sob a terra, em minas ou em ocos de troncos de árvores, onde guardam seus tesouros






Gnomos são elementais da terra. A palavra Gnomo deriva de Gnosis, que significa saber. Isso se deve ao conhecimento oculto que eles tem da terra, como e onde encontrar metais e pedras.

Existem relatos sobre os gnomos nas antigas civilizações (Inca, Grega, etc.).

Existem muitas lendas relacionadas aos gnomos e que os separam por categorias:

- Gnomo da casa: Toda casa tem um ou mais gnomo que cuida das pessoas e animais da casa, e em agradecimento, muitas pessoas costumam colocar comidas e frutas em pratinhos para eles.

- do jardim: Segundo a crença, se colocarmos gnomos nos jardins eles nos ajudam a cuidar dele.

- da floresta: estes não gostam do contato com os humanos, cuidam das plantas, das árvores e dos animais da floresta.
A função principal dos gnomos é equilibrar as energiasl das plantas e dos minerais.

Não são de carne e osso como os humanos mas podem se materializar quando desejarem.

A representação mais comum dos gnomos é um chapéu pontudo vermelho na cabeça(onde reside seus poderes ocultos) e botas (demonstrando sua facilidade de locomoção na terra).

Apresentam seus cabelos e barbas brancos representando seu grande conhecimento e pureza de espírito. A sua aparência varia conforme a região, pois tendem a parecer com os habitantes do lugar. Habitam em lugares reservados em um mundo paralelo ao nosso. São governados por Ghob (também chamado Gob ou Geb), e este é instruído pelo arcanjo Uriel.
NENHUM COMENTÁRIO:



Duendes - Seguem o mesmo processo, só que no reino vegetal onde denominam e atuam, propiciando um ciclo de desenvolvimento adequado. Estão ligados à terra energeticamente e influem no curso natural de uma planta por eles regida.

Os domicílios dos elementais da terra são as matas fechadas, rochas e também as margens das lagoas. Como os seus corpos são feitos de substância etérea fina, eles conseguem atravessar os corpos sólidos, como nós atravessamos o ar.
Geralmente possuem suas moradias dentro da terra, próximas à superfície. Vivem em casas e têm a faculdade de atravessar portas e janelas fechadas. Acompanham a vida familiar com muito interesse, mas para os humanos são invisíveis.
Cuidam das flores e plantas, árvores e arbustos com muito amor e alegram-se vendo cada flor que desabrocha. Os gnomos são atraídos pelas pessoas amáveis e dóceis. Brigas, desordem e falta de harmonia são para eles um suplício. O tamanho dos gnomos varia entre 40 e 100cm. Sua aparência assemelha-se muito à dos humanos. Eles adoram, como todos os seres da natureza, imitar os humanos e espelham tudo o que vêem - seja bom ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário