quinta-feira, 3 de setembro de 2015

10 FLORES QUE CURAM

Camomila
As nossas avós não se enganavam quando nos recomendavam um chá de flor de camomila por todo e por nada. Agora, a ciência comprova-o: um estudo de Elaine Holmes, cientista investigadora do Imperial College London demonstrou que estas fores, ingeridas na forma de chá, agem sobre o sistema imunológico, ajudando-o a combater infecções gripais, além de ampliar os níveis de glicina, um aminoácido útil no alivio dos espasmos musculares (ou seja, óptimo para as cólicas menstruais) e de actuar como um relaxante do sistema nervoso.
Calêndula
Originária do antigo Egipto, esta flor é hoje em dia usada na composição de óleos, sabonetes ou loções, actuando sobre a pele e ajudando a curar eczemas e na cicatrização de feridas, além de ser eficaz na prevenção de varizes. Produtos com flor de calêndula na sua composição encontram-se à venda em ervanárias e lojas de produtos naturais, bem como no site www.calendula.pt
Espinheiro-alvar
Conhecida há séculos como planta medicinal, os estudos mais recentes demonstram que as flores desta planta age a nível do sistema circulatório. O seu extracto permite ajudar o coração a bater com mais força, aumentando o fluxo sanguíneo nas artérias e reduzindo os batimentos cardíacos irregulares. Pode encontrá-lo sobre a forma de drageias à venda em ervanárias e lojas de produtos naturais, bem como no site www.calendula.pt
Tília
As flores desta planta são branco-amareladas e bastante pequenas, o que nos pode levar a concluir que o tamanho não é sinal de poder. Isto porque as capacidades curativas destas flores são perceptíveis no combate às cefaleias, digestões difíceis, perturbações nervosas, cólicas abdominais (isto sem esquecer que é um excelente calmante natural!)
Lavanda
Conhecida também por alfazema, o perfume destas plantas era o aditivo preferido do banho dos antigos gregos. Pode ser tomada na forma de chá - indicado para asma e más digestões - ou de óleo - óptimo para problemas de pele, como alergias, eczemas e queimaduras.
Malva
As flores da malva possuem uma intensa cor lilás, pelo que ficam bem em qualquer jardim, mas as suas capacidades vão muito além da estética: sob a forma de chá é eficaz em caso de afecções de garganta, sendo reconhecido a sua capacidade anti inflamatória. Pode encontrá-la também em drageias ou xaropes em ervanárias e lojas de produtos naturais
Sabugueiro
Quem nunca bebeu chá de flor de sabugueiro? É usado tradicionalmente em casos de gripe e constipações, aliviando as vias respiratórias e ajudando-a a respirar muito melhor.
Borracha
Trata-se de uma planta que pode atingir até 50 centímetros de altura e que apresenta flores em forma de estrela cujas cores vão da púrpura ao azul. Como são abundantes em nitrato de potássio, tem óptimas propriedades sudoríferas. Sob a forma de óleo encontra-se à venda em framácias, ervanárias e lojas de produtos naturais. Ah, e é verdade, também é óptimo para a pele.
Rosa da Provença
A fama desta flor, símbolo dos cavaleiros e das damas da Franca antiga é por demais conhecida na área da perfumaria, mas sabia que as suas folhas, ingeridas na forma de chá, são uma arma poderosa para problemas de garganta? Pode encomendá-lo em www.altair-plantes.com e experimentar da próxima vez que estiver aflita!
Centáurea
As suas flores azuis saio depurativas, diuréticas e óptimas para dores reumáticas e de estômago. O melhor é tomá-las sobre a forma de chá, à venda em ervanárias e lojas de produtos naturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário