terça-feira, 30 de junho de 2015

O LUGAR PREFERIDO DAS FADAS


O lugar preferido pelas fadas, são os montes. A palavra galesa para fada é sidhe, que significa povo das montanhas. À noite, no montes das fadas são vistos, muitas vezes, luzes cintilantes. Algumas vezes, nota-se sobre os montes uma procissão de fadas que se desloca de uma colina para outra. No topo dos montes das fadas, existe sempre um castelo visível apenas àqueles a quem as fadas, por razões especiais, permitem a visão. Quando as fadas desejam ocultar-se, por mais que se olhe, nada se verá sobre o monte. Não se pode, ainda que por descuido, invadir um local eleito pelas fadas para sua moradia. Aquele que, por exemplo, sem saber construir sua casa em um terreno habitado por fadas correrá grande risco, pois esses seres são capazes de mover as casas do lugar, derrubá-las e criar incríveis perturbações aos moradores incautos.
Assim, são fadas: seres da natureza, brincalhões, bondosos ou malévolos, mulheres lindas, fascinantes, idealizações do feminino positivo mas, antes de qualquer coisa, mitos. É esta dimensão mitológica que as torna tão arraigadas na mente humana e persistentes nas tradições dos mais diversos povos. Desse modo, não é de se estranhar, portanto, que os contos de fada, apesar de sua antiguidade, continuem a resistir e a se impor como um tipo de narrativa sempre contada.
Hoje podemos reconhecê-los, embora numa nova roupagem, mas preservando sua essencia, os contos de fadas nos cinema, games e nas histórias em quadrinhos. As fadas e demais seres mitologicos não morrem, porque são arquetípicos humanos, que por séculos foram se solidificando no inconsciente coletivo. As fadas, juntamente com os demais seres criados pela imaginação humana são tão necessárias a nossa existência quanto respirar, sem exagero, nossa imaginação cria-os, como aos deuses, para nosso equilíbrio psíquico. Os MITOS são reflexos de um mundo que não podemos ver, contenados a terceira dimensão que somos, mas que talvés nos recordamos de alguma maneira. Uma lembrança do criador, do verdadeiro mundo.
 Então a criatura sonha com o criador que não comprende e só vislumbra através da névoa de sua visão limitada de homem.

Fadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário